THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

domingo, 5 de dezembro de 2010

Seitai


Seitai é a técnica de alongamento postural passivo das articulações, onde através de posições e manobras de ajuste promovemos o realinhamento das mesmas. Pelo alongamento passivo realinhamos toda a estrutura óssea, aumentamos a amplitude articular, a flexibilidade muscular e melhoramos a respiração. Sabemos que o desalinhamento das articulações dos membros e da coluna vertebral gera disfunções no sistema nervoso, gerando em longo prazo problemas estruturais orgânicos. Importante lembrar que o Seitai não é infalível e nem a única técnica para tratamento e alinhamento postural, pelo contrário, dentre todas é talvez a mais rápida e de menor quantidade de manobras.
 O Seitai surgiu em meados do século XV, no Japão onde ocorriam distúrbios políticos, com a intenção de transformar várias províncias em um único governo; e muitos dos Senhores dessas províncias disputavam o poder a qualquer custo, e para isso utilizavam de todas as armas que dispunham. E é ai que aparece o Seitai.

Os Samurais, guerreiros de elite, utilizavam da técnica do Seitai para aniquilar ou inutilizar o inimigo combatente. Através de manobras e movimentos, causavam luxações e subluxacões que impediam o inimigo de continuar guerreando.Mas seus guerreiros e os próprios Samurais, acabavam sendo vítimas dos mesmos golpes, que eram aplicados pelo combatente inimigo.

Houve necessidade então, de aperfeiçoar a técnica restabelecendo os guerreiros. Os especialistas da época criaram movimentos violentos, doloridos e ríspidos, porque para eles, Samurais, só os valentes usufruíam da técnica.
Ficando conhecido do Ocidente, após a Primeira e Segunda Grandes Guerras Mundiais, onde os combatentes orientais a utilizavam em campo de batalha, tanto para aniquilar como restabelecer combatentes.
  
No Ocidente houveram adaptações e nos Estados Unidos desenvolveu-se a Quiroprática, ficando, portanto, restrito a poucos os praticantes da técnica Seitai, tanto no Brasil como Japão.

Havendo uma grande tendência de suas técnicas se incorporarem a outras, por falta de literatura e prática a respeito. Mas o importante é que os seus resultados são positivos e benéficos no tratamento do corpo humano.


Com a aplicação da técnica Seitai, proporcionamos o seguinte:

Desobstruir os nervos radiais,
Diminuir ou retirar pinçamentos de nervos raquidianos
Aumentar a amplitude articular, restrita por calcificações ou desgastes.
Alinhar posturalmente o arcabouço ósseo
Melhoria da apresentação postural
Diminuição ou eliminação, de dores apresentadas por compensação óssea postural.
Recolocação articular em luxações e subluxacões
 
São métodos que envolvem a mecânica da motricidade, portanto necessário entender a mesma, e englobam a estrutura muscular tendinosa que fixam e dão sustentação para as articulações. Por envolver manobras cinestésicas promovem a consciência espacial corporal â pessoa ,embora seja um trabalho passivo.

Promovem a saúde e o preparo físico para as ações de motricidade do dia a dia.

E por fim, as técnicas são simples,embora de atuação complexa, mas promovendo harmonia ao corpo humano dentro do espectro estrutural-psicológico-quimico.


Filosofia


Seitai é a arte de despertar a sensibilidade de uma pessoa e dirigi-la de tal forma que o próprio corpo se cure. A capacidade de sentir é o que desencadeia o processo homeostático que mantém o corpo nesse estado que nós chamamos "saúde". O organismo tem sutis instrumentos para detectar condições anormais, e conhece muitos recursos para restabelecer um equilíbrio saudável. O que ocorre é que, algumas vezes, o fator causador acaba por sobrecarregarr a capacidade natural. Daí a necessidade da intervenção do praticante.


A técnica


Seitai utiliza técnicas muito específicas destinadas a mobilizar a vitalidade em um objetivo pessoal (melhorar a sua própria saúde), ou para despertar a sensibilidade de um indivíduo para as suas próprias necessidades. Pode-se também ver Seitai como a arte de detecção e de liberação de bloqueios que amortizam ou insensibilizem as percepções do corpo. Os hábitos errados e outros fatores são muitas vezes fatores inconscientes no meio desta dormência da percepção. Para agir sobre estes fatores, é necessário que a atenção seja dirigida para  encontrar o sentido da sua vitalidade e da sua própria autonomia - a busca do equilíbrio físico e mental.


A prática


As mãos do praticante devem ser capazes de "ler" o corpo da pessoa, localizar a fonte da desordem fisiológica e fazer o que for necessário para permitir que ele seja libertado. Muitas vezes, se faz necessário "acordar" o corpo. Para isso, são utilizados todos os recursos (voz, intenção, mãos, braços ...) do terapeuta. A profundidade e intensidade da aplicação, vai depender do tempo em que o desequilíbrio ficou "cristalizado" no corpo.


A postura do praticante


A atitude básica de um praticante Seitai (Seitai-shi ou Seitai shidosha) é o respeito a pessoa e aos seus princípios de vida - seja qual for a sua idade e estado físico aparente.  Ser um praticante de Seitai, é estar aberto ao vasto conhecimento do corpo humano, bem como a experiência prática baseada na observação de processos que residem na doença e na cura. Seitai é uma filosofia de cura, onde se pretende reforçar a saúde e a vitalidade das pessoas em busca de uma maior prosperidade.

0 comentários:



Mensagens populares

About Me

A minha foto
ANALUZ
Infinitamente sonhadora... O meu maior sonho: - encontrar o sentido da VIDA
Ver o meu perfil completo
Visitors
Locations of Site Visitors