THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sábado, 4 de dezembro de 2010

Florais de Bach para tratar O MEDO




O Dr. Edward Bach, em seus estudos sobre o comportamento humano, identificou algumas emoções que, em graus elevados, podem perturbar nossa vida, prejudicando nosso bem-estar e nossa resposta positiva às situações do dia-a-dia.
Uma dessas emoções é o MEDO.

O Dicionário Houaiss define medo como: Estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência.” E mais: “Temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio. Desejo de evitar, ou apreensão, preocupação em relação a (algo desagradável).”

Sabemos que o medo é uma emoção que nos permitiu sobreviver, desde o inicio da vida humana. Frente à percepção de perigo, o medo nos estimula à ação de luta ou de  fuga,  ou nos deixa imobilizados. O medo tem por objetivo promover a sobrevivência.
A maioria de nós não precisa mais lutar (ou correr) por nossas vidas na selva, mas o medo está longe de ser desaparecer, pois continua servindo ao mesmo propósito. O que mudou foram só os estímulos, já que corremos o mesmo risco que corríamos há centenas de anos e nosso medo ainda serve para nos proteger da mesma forma que nos protegia antes.
Para o ser humano, além do instinto, também há outros fatores envolvidos no medo. O ser humano pode ter o dom da antecipação, o que nos faz imaginar coisas terríveis que poderiam acontecer ( E se…. )A antecipação de um estímulo de medo pode provocar a mesma reação que teríamos se vivêssemos a situação real e isso também é um benefício obtido com a evolução.  Há, também, o condicionamento, motivo pelo qual algumas pessoas temem cachorros, ao passo que outras os consideram praticamente um membro da família.
Diante das pressões do mundo moderno, nossa resposta aos sinais de perigo ou estresse pode tornar-se exagerada, gerando mais dificuldades do que benefícios.
Esse desequilíbrio emocional tem contribuído decisivamente para que muitos vivam em constante sensação de fragilidade e insegurança, despertando o medo patológico.
E como combatê-lo?

O Dr. Bach identificou alguns tipos de medo e o antídoto floral para neutralizá-lo.

ASPEN
para quem sofre por : medos vagos e espirituais, teme as manifestações sobrenaturais, sonambulismo; enurese noturna, bruxismo; pesadelo; mudanças de humor inexplicáveis
( “Tenho apreensões…”)
- favorece o desenvolvimento da coragem para viver o novo com alegria e confiança. Paz interior, segurança. Usar as percepções interiores de forma positiva. Calma e tranquilidade; calmante natural.

CHERRY PLUM
- para quem sofre por : Pensamentos irracionais; medo de perder o controle emocional e mental; autodestruição; tendência suicida; impulsividade; automutilação; fúria; agitação, compulsão; terror  e enurese noturna; pesadelos. (“Tenho medo de que eu possa cometer algo terrível. “)
- favorece o desenvolvimento do autocontrole físico, emocional e mental; clareza dos sentimentos em conflito. Serenidade e clareza.

MIMULUS
- para quem sofre por : Medo de coisas concretas; medo de doenças, acidentes, ladrão, chuva, etc; hipocondria; gagueira; timidez; medos de provas. (” Me dá medo.”)
- favorece o desenvolvimento da espontaneidade, coragem de ser você mesmo. Segurança,vontade de aceitar desafios e correr riscos.

RED CHESTNUT
- para quem sofre por : Ficar superapreensivo com o bem estar dos outros; medo  excessivo de que ocorram infortúnios com os entes queridos. (“Tenho tanto medo por eles.”)
- favorece o desenvolvimento do pensamento positivo e protetor para com os entes queridos. Confiança na capacidade que os outros possuem de se defender e se proteger.

ROCK ROSE
- para quem sofre por : Pânico, medo extremo, terror, desespero, pesadelo, distúrbios noturnos e doenças graves. O medo que somatiza. Sente a morte. (“Estou aterrorizado!”)
- favorece o desenvolvimento da coragem heróica, presença de espírito; coragem para enfrentar a morte; resgate. Ação e clareza.

0 comentários:



Mensagens populares

About Me

A minha foto
ANALUZ
Infinitamente sonhadora... O meu maior sonho: - encontrar o sentido da VIDA
Ver o meu perfil completo
Visitors
Locations of Site Visitors