THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

domingo, 5 de dezembro de 2010

A Naturoterapia

Naturoterapia



O que é Naturopatia ou Naturoterapia? A Naturoterapia é um tratamento de saúde que através da aplicação de técnicas terapêuticas naturais, visa o reequilíbrio físico e emocional do cliente, promovendo assim, melhor qualidade de vida. O Naturoterapeuta analisa e trata seu cliente, considerando diversos aspectos, como o físico, o energético, o emocional e o social, razão pela qual pode se dizer que a Naturoterapia é uma Terapia Holística, ou seja, trata o ser como um todo. O objetivo é que o cliente apresente melhora progressiva, buscando a cada sessão o reequilíbrio nestes aspectos. A Naturoterapia atua de duas formas: Quando o cliente já apresenta algum desequilíbrio físico ou emocional ou,Antes que este se manifeste. É o tratamento preventivo, que também tem como objetivo o equilíbrio do cliente, fazendo com que o organismo mantenha condições favoráveis à saúde física e mental.

Como o nome já diz, Naturoterapia, ou naturopatia, remete à idéia de tratamento através de meios naturais. A Naturopatia é uma terapia holística, abordando corpo, mente e espírito do indivíduo.
Seus métodos incluem prática corporal (massagens, exercícios físicos e posturais, etc.), mental (meditação, respiração, visualização), alimentação e, no caso de naturoterapeutas com a devida qualificação, fitoterapia e psicoterapia. O naturoterapeuta entende que o indivíduo interage com o que está a sua volta, e também com o que está dentro dele. Possui a noção de que os distúrbios normalmente ocorrem por um conjunto de atitudes internas e externas que o cliente toma perante a vida, aos outros e a si próprio. Age procurando fornecer suporte a autocura do indivíduo.
Trata com muito sucesso distúrbios diversos, incluindo dores corporais, enxaquecas, ansiedade, estresse, certos problemas de pele, e acelera recuperação de trumatismo e contusões. É excelente para gestantes (e também o papai, a vovó e o bebê!), e atenua ou elimina causas de distúrbios orgânicos  como gota, pressão alta, prisão de ventre, diabetes, colesterol alto, disfunções da tiróide, entre outros.


As pessoas também podem procurar a naturoterapia para fins estéticos. Para isso, o naturoterapeuta utilizará técnicas específicas no combate à flacidez, celulite, varizes, e na regeneração das células do rosto e corpo, com atuação incisiva na modelagem do corpo. Seus tratamentos incluem aplicações de extratos vegetais, óleos, ventosas, massagens, além de orientação nutricional e exercícios aeróbicos e localizados.

Para quem faz algum tipo de tratamento médico convencional, a naturoterapia atua como coadjuvante, não estando em conflito com nenhum tipo de prescrição ou tratamento médico.

Naturologia - O estudo da natureza e suas inteirações.

Naturopatia - O método de tratamento de doenças por meios naturais.

Naturoterapia - O tratamento do ser (não simplesmente de doenças) por meios naturais.

Na prática, esses termos acabam se tornando sinônimos

As diferentes formas de tratamento natural são, pelos naturologos em todo o mundo, estudadas, comparadas, e utilizadas para fomentar o equilíbrio do ser humano consigo próprio, curar doenças, equilibrar ecossistemas, etc.

Existe uma grande diversidades de profissionais que estudam os princípios da naturopatia, sob diferentes focos.

Nos EUA há uma organização para naturologos/naturopatas não médicos, e outra para médicos.

A Europa já possui cursos de naturopatia em países como Inglaterra, Portugal, Espanha e Itália, sendo que cada país cria regras próprias sobre o tema.

As formações são muito diversificadas em conteúdos e objetivos. O que há de comum é o estudo das condições naturais de indivíduos saudáveis (pessoas, animais, plantas, áreas da terra), e o que é preciso fazer para manter ou devolver essa situação para esses mesmos indivíduos.

O que é Naturoterapia?
É uma abordagem terapêutica complementar à medicina alopática; mais focada, entretanto, nos “desequilíbrios energéticos” do todo bio-psico-sócio-espiritual do que, apenas, nas estruturas fisio-anatômicas. Os meios ou instrumentos que utilizamos para o reequilíbrio da saúde são naturais como: a acupuntura e a homeopatia.
Nossa base de diagnóstico inclui técnicas ocidentais e orientais como: a radiestesia da tradição Indu, o mapeamento dos 5 movimentos da tradição Chinesa e mapeamento astrológico cármico da tradição ocidental Grega.
É a arte de se obter com naturalidade, simplicidade e humanidade um conjunto de informações, ou seja, os desequilíbrios físico-energéticos-emocionais de uma pessoa, ao mesmo tempo em que o auxilia na cura através do reequilíbrio. É a terapia natural.


Seja para curarmos ou para auxiliarmos um familiar, parente ou amigo em seus momentos angustiantes ou de forte crise emocional, para tão logo esses objetivos sejam alcançados, esquecemos de como e porque os amigos se reequilibram, provando-nos que a NATUROTERAPIA é nata, instintiva e vivificada pela humanidade há milênios.

Ela simplesmente encara a desarmonia emocional como a causa da maioria dos desequilíbrio orgânicos, por isso, deve não só conhecer as experiências e vivências que a humanidade conserva, mas vivencia-las.

Sanando-se as CAUSAS, desaparecem os efeitos.

COMO IDEALIZAMOS
Todos nós conscientes ou inconscientemente buscamos conservar nossa saúde. Nessas buscas, procuramos não só utilizarmos soluções para nossos problemas, mas constantemente utilizamos as mais variadas formas de reequilibarmos.

Tudo isso justifica a busca antiga das naturais fórmulas da natureza e populares dentro das naturais realidades ambientais. É CIDADANIA PLENA.

- ENCONTRAMOS no vivenciamento de nossos pais e avós que praticam com eficiência meta de conservação da nossa saúde, e é popularmente conhecida como “tratamento caseiro”. É prrecisa eficiente e fraterna.

- ACRESCENTAMOS a tudo isso as ténicas, experiências e ensinos de nossos ancestrais sobre a utilização da energia humana, adaptando-se a nossa atualidade. Esses procedimentos ancestrais são bem focados pela humanidade desde tempos imemoráveis.

- BUSCAMOS na Natureza os sucos, frutas e legumes (sucoterapia), como também com eficácia a nossa alimentação física, pois possuem em suas composições, os sais minerais, os aminoácidos e as enzimas. Não sobrecarregam os órgãos, são de fácil aquisição para os menos privilegiados e são encontrados nas feiras, mercados e hortas de fundo de quintais. Seu uso não oferece risco de vida.

- SOMAMOS a tudo isso as experiências e vivências dos conceitos morais, tão bem ensinados pela Sabedoria Humana.
EFEITOS
Dentre os muitos efeitos destacar:

1) MUSCULAR: Com a distenção dos músculos que é acrescida pela reabsorção energética mais o aumento de contractibilidade muscular, provoca um relaxamento físico mais objetivo.

2) CIRCULATÓRIO: Nas circulações sangüíneas e linfáticas; na Naturoterapia por meio de manipulação dos vasos constritores e dilatadores, as mudanças desejáveis nas pressões sanguíneas, auxiliando beneficamente todos os processos circulatórios.

3) ENERGÉTICO: Na circulação energética o reequilibrio é imediato, e os efeitos se manifestam automaticamente.

4) EMOCIONAL: Para o emocional os efeitos são notáveis tanto do tato manual num sistema esquemático, onde as sugestões naturais e subjetivas, baseadas em ensinos morais, possam estimular os gestos de afeto, carinho e desveio no ambiente emocional. Desbloqueando as tensões nervosas, desmantelando os traumas por ventura existentes, e gera a natural harmonização emocional.
OBJETIVOS
O objetivo da Naturoterapia é despertar, reeducar e estimular a população em geral para utilização de seus saberes natos na preservação da saúde, pois:

a) Esse sistema é isento de qualquer risco de vida;

b) É eficaz, de BAIXÍSSIMO CUSTO, podendo ser praticado por mães, pais e filhos;

c) É de ALTA RESOLUTIVIDADE;

d) De fácil adaptação popular como participante-praticante agilizando sua implantação tanto para a população rural como urbana.


 

0 comentários:



Mensagens populares

About Me

A minha foto
ANALUZ
Infinitamente sonhadora... O meu maior sonho: - encontrar o sentido da VIDA
Ver o meu perfil completo
Visitors
Locations of Site Visitors