O Picking ou Conduta Auto-Lesiva ou Escoriação Neurótica é caracterizado por uma repetição crônica de:
- Tocar
- Coçar
- Cutucar
- Arranhar
- Furar
- Escoriar
determinadas regiões da pele, de modo tão intensivo ou repetitivo que acaba provocando o aparecimento de feridas cicatrizes, descolorações na pele.
O paciente pode passar horas no banheiro, por exemplo examinando a pele, procurando pequenas imperfeições, bolinhas, pedacinhos de pele, pelos e arrancando, coçando, cutucando, furando.
A maioria dos casos de Picking é um transtorno isolado sem outros problemas psiquiátricas, mas ele pode ser um sintoma de outras doenças, como por exemplo:
- Doenças de pele
- Doenças auto-imunes
- Transtorno Dismórfico Corporal ou Dismorfia Corporal ou Transtorno Somatoforme Corporal
- Transstorno obsessivo-compulsivo
- Sintomas de abstinência de drogas opióides Autismo
- Psicose, como a esquizófrenia
- Comportamentos auto-mutilantes ou auto-agressivos que existem, por exemplo, no Transtorno da personalidade-Bordelain
- Tricotilonamia (mania de arrancar cabelos)
Quando o Picking faz parte de uma dessas doenças, o tratamento delas está em primeiro plano.
Geralmente começa com uma ferida na pele, que a pessoa coça, aí coça de novo, acaba não deixando cicatrizar.
Com o tempo começa a ter uma sensação localizada de coceira ou de necessidade de se cutucar. Aos poucos começa a sentir que em determinadas situações mais ansiosas ou estressadas da vida essas coceiras ou escoriações passam a ser uma válvula de escape para as tensões. O Picking costuma se manifestar quando a pessoa está ansiosa, quando está se sentindo com monotonia e para muitas pessoas traz uma sensação de prazer. Justamente isso faz com que ele nunca passe e acabe produzindo lesões visíveis de pele.
É comum pessoas portadoras de Picking ou Conduta Auto-Lesiva ou Escoriação Neurótica usarem roupas fechadas e mangas compridas mesmo no calor.
Tratamento
Quando o Picking é um sintoma de outra doença, esta doença deve ser tratada de modo apropriado e ele deve passar. Quando o Picking é um sintoma isolado, um conjunto de tratamentos pode ajudar:
- Terapia Cognitivo - Comportamental (TCC), que é uma forma de Psicoterapia bem diferente da psicanálise.
- Medicação: não se sabe muito bem como ela ajuda, mas o fato é que ajuda. Em geral se usa neurolépticos e/ou antidepressivos.
- O uso de luvas finas (tipo luvas de golfe) ou de esparadrapo (Micropor) nas pontas dos dedos também pode ajudar. Quando a pessoa consegue se cutucar, ela está perpetuando o Picking, quando ela não consegue (porque as pontas dos dedos estão cobertas), ela começa a se descondicionar desse comportamento.
2 comentários:
Otimo artigo. Acabo de descobrir que tenho picking. Atualmente estou num momento muito chato e nao paro de me mutilar. sempre fui assim desde a infancoia e minha irma sorria de mim sinceramente eu nao tinha ideia do que poderia ser. Agora vou procurar tratamento. Muito obrigada pela informaçao.
alegra-me a alma saber que o ajudei!!
para isso criei este blog
abraço grande para si e sorte na sua cura, reconhecer o que lhe transtorna é já um grande passo!!
Enviar um comentário