THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sábado, 27 de novembro de 2010

Massoterapia



A massagem tem sido usada nas técnicas de cura do Oriente há milhares de anos. Nas pinturas murais, na arte tumular, na cerâmica, em xilografias e desenhos ficou o registro do uso das técnicas de massagem na China, Japão, Egito e Pérsia (Irã) há mais de 5.000 anos. No Ocidente, a massagem era utilizada nas medicinas grega e romana - até mesmo Hipócrates, o "pai da medicina", recomendava "esfregar" para ajudar o corpo. O uso clínico da massagem desapareceu durante a Idade Média e só foi retomado no século 16, quando o cirurgião francês Ambroise Paré começou a incentivar o retorno de sua prática.

O que vêm a ser Massoterapia


Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti-estresse, estéticas, emocionais e desportivas. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia.

A massagem é uma das mais antigas e simples formas de terapia e um método para tocar, pressionar e amassar diversas regiões do corpo para aliviar a dor, relaxar, estimular e tonificar. A massagem faz muito mais que produzir uma sensação agradável na pele, atuando sobre os tecidos macios (músculos, tendões e ligamentos) para melhorar o tônus muscular. Embora ela afete principalmente os músculos logo abaixo da pele, seus benefícios podem alcançar as camadas mais profundas de músculos e possivelmente até os próprios órgãos. A massagem também estimula a circulação do sangue e ajuda o sistema linfático (que corre paralelo ao sistema circulatório), melhorando a eliminação de detritos ao longo do corpo.

O que Importa é a Saúde


A ênfase é a saúde e não a doença. Por isso nos beneficiamos de uma sessão de massoterapia mesmo não tendo nenhuma enfermidade. Saímos da sessão nos sentindo mais relaxados e harmônicos, com mais energia - enfim, com mais saúde. A terapia holística tem, assim, recursos para tratar as pessoas "meio-doentes", que não apresentam um quadro sintomático definido, mas que também não se sentem bem dispostas, saudáveis. E sem efeitos colaterais. A medicina ocidental trata a doença. A terapia holística trata o doente. A mente ocidental disseca, divide, analisa para então chegar a uma conclusão. A lógica holística trabalha o homem como um todo, numa visão integral, que percebe a doença não como um fenômeno isolado e casual, mas como parte de um contexto. É o enfoque que caracteriza o que em inglês chamamos de holistic medicine (medicina holística) - se propõe a tratar o doente na sua totalidade, e não apenas a parte enferma. Vê o ser humano como responsável pelos seus atos, e sua saúde/doença como uma extensão de seu modo de vida. Ser responsável não é ser "culpado". Doença não é castigo, não é punição por mau comportamento. É uma conseqüência natural dos procedimentos (tipo de dieta, exercício físico, trabalho) e fatores externos (clima, meio ambiente, cultura) e hereditários que caracterizam uma vida. A medicina holística não é melhor que a ocidental, ou vice-versa. Seus enfoques são diferentes. Cada uma tem suas limitações e - também - recursos valiosos. Devemos conhecê-los para podermos utilizá-los com inteligência, procurando sempre a terapia mais indicada para cada caso em particular. Qualquer forma de radicalização reflete certa estreiteza mental. Idéias preconcebidas e rígidas podem trazer conflitos internos e sofrimentos desnecessários à pessoa. Com uma atitude aberta podemos sempre incorporar alguma coisa nova à nossa maneira de ser e agir.

Os efeitos da massagem


Embora uma simples massagem seja muito agradável, seus efeitos são cumulativos e um tratamento completo traz os maiores benefícios. O uso regular da massagem fortalece e tonifica o corpo inteiro, ajudando a prevenir distensões e ferimentos que podem ocorrer devido ao excesso de tensão e uma fraqueza estrutural resultante. A massagem pode estimular ou acalmar o sistema nervoso - dependendo do que se necessite - e por tanto ajudar a reduzir a fadiga, deixando a pessoa com uma sensação de ter recobrado as energias. Se for bem feita, a massagem tem o poder de restaurar o indivíduo físico, mental e espiritualmente.

0 comentários:

Mensagens populares

About Me

A minha fotografia
ANALUZ
Infinitamente sonhadora... O meu maior sonho: - encontrar o sentido da VIDA
Ver o meu perfil completo
Visitors
Locations of Site Visitors