A cor VIOLETA
     Características - O violeta é uma cor resultante da mistura do vermelho com o azul,  conservando as propriedades de ambos, embora seja uma cor distinta. O  violeta tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega  delicada do azul. É a cor da identificação com o lado misterioso da  vida. Permite a sensação de fusão entre sujeito e objeto, entre o  indivíduo e o todo. É, definitivamente, uma cor ligada ao encantamento,  ao sonho, ao estado mágico da mente, aos desejos espirituais, ao deleite  espiritual ou astral. O violeta é uma cor preferida mais pelas crianças e por pessoas imaturas  ou que estejam em processo de busca de sentido espiritual para as suas  vidas. Mas isso não quer dizer que a escolha do violeta signifique falta  de maturidade ou de experiência. Quem prefere o violeta é claramente  sensível e delicado. É a cor das pessoas que têm insegurança emocional e  certa instabilidade psíquica. O violeta é uma cor feminina,  transmitindo misticismo, identificação cósmica, intimidade sensível,  encantamento e irrealidade. 
Efeitos orgânicos: O violeta age em diversos órgãos, produzindo equilíbrio entre o sistema  simpático e parassimpático. 
Indicações : Carência afetiva, auto-destruição, crises de personalidade, materialismo  excessivo, remorso e sentimento acentuado de culpa.
Contra-indicacões:  Mistificação, manias, psicoses, vícios de drogas, alcoolismo,  hipoglicemia, fanatismo, dispersão menta!.
Uma cor ativa e estimulante, que produz impulsividade, avidez,  excitabilidade, impulso sexual, desejo. O vermelho favorece também a  força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. É  ativo, ofensivo, agressivo, competitivo, sensual, excêntrico, autónomo e  móvel. Sua contemplação estimula à ação, à luta, à conquista. É a cor  das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e  de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas,  instáveis, empreendedoras e às vezes até violentas em casos extremos. O vermelho é escolhido por preguiçosos e deprimidos. Mas é rejeitado por  pessoas agitadas e irritáveis. Estessintomas podem aparecer mesmo  quando há carência de energia, como nos casos de cansaço extremo. 
Efeitos orgânicos:  Aumenta o pulso, a frequência cardíaca, a pressão arterial e o ritmo  respiratório. Estimula a força vital, a atividade nervosa e glandular, e  produz contração da musculatura estriada (músculos comuns).
Indicações:  Alterações cardio-vasculares não congestivas, pressão baixa,  insuficiência cardíaca, anemias, fraquezas nervosas, convalescenças,  impotência sexual, frigidez, tristeza, depressão, melancolia,  desinteresse pela vida e pelas coisas, excesso de práticas psíquicas  (ioga, meditação, etc), doenças musculares atróficas, paralisias  musculares, preguiça e doenças debilitantes em geral. 
Contra-indicações:  Em todas as formas de loucura, ira, nervosismo, neurastenia, tensão  emocional excessiva, pressão alta, exaltação sexual, tensão  prémenstrual, paranóias, esquizofrenias com agitação, fase maníaca da  psicose maníaco-depressiva (mas útil na fase depressiva), cãimbras  musculares, doenças do fígado e da vesícula biliar, insónia e  excitabilidade exagerada .
O verde é a cor da firmeza, constância, perseverança,  resistência, esperança. E também da segurança, do amor-próprio, da  auto-afirmação e do orgulho. É uma cor passiva, defensiva, concêntrica,  imutável, possessiva e repressiva. Sua influência assinala persistência,  determinação e, em casos extremos,'obstinação. O verde dá maior  flexibilidade ao poder da vontade, estimula o amor-próprio e até a  arrogância. Não é uma boa cor para pessoas apegadas à rotina e que sejam  muito metódicas. Favorece a repressão de sentimenfos, bloqueando-os e  aumentando assim a pressão psíquica. Determina impulsos de orgulho,  superioridade, maior auto-controle, contribuindo para um temperamento  austero e despótico. Estimula ainda a busca de condições mais adequadas  de ação. A escolha do verde revela uma pessoa com força de opinião, reformadora,  conservadora e criativa, dentro de um critério fechado de opções. Já a  aversão ao verde pode significar um estado de ansiedade para libertar-se  de tensões reprimidas, bem como a perda da capacidade própria de  resistência a situações adversas, redução da auto-estima e da  auto-afirmação, sensação de culpa e de fracasso. Pode ser também sinal  de capricho excessivo e de teimosia. 
 Efeitos orgânicos: Leve contracão dos músculos involuntários. 
 Indicações:  Depressão crônica, complexo de inferioridade, psicose  maníaco-depressiva, personalidade fraca, medo do fracasso, falia de  motivação, auto-estima diminuída, prisão de ventre, falta de memória,  crianças desatentas. •
Contra-indicacões:V Hipocondria, sadismo, masoquismo, megalomania, úlcera gástrica e  duodenal (úlceras pépticas), cólicas menstruais, espasmos viscerais,  diarreias dolorosas.
Características: O preto transmite a sensação de renúncia, entrega, abandono e  introspecção. Sua condição de total ausência de cores a relaciona  simbologicamente com a ideia do nada, do vazio. Por isso expressa a  concepção abstrata do zero, da negação, do espaço infinito, do não ser,  do não {o branco dá a ideia do sim). Preto ou branco são tons extremos  que estão ligados ao simbolismo cabalístico do alfa e do òmega, do  princípio e do fim. O preto significa também o destino e a morte, favorece a auto-análise e  permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. No  Ocidente, o preto é a cor do luto por expressar melhor a eternidade em  seu sentido mais profundo: a não existência. As pessoas que preferem o preto ou que têm atração por ele são  estranhas, distantes, taciturnas, procuram a renúncia e o isolamento. É a  cor predileta de monges e outros tipos de religiosos, pois permite um  maior contato com o inconsciente e com a vida interior. 
 Indicações:  O preto tem o efeito de isolar; por isso, muitas vezes é usado antes de  uma aplicação específica, para neutralizar o paciente da influência de  outras cores. Também pode funcionar como antídoto ao efeito indesejável  de uma determinada cor. Tem ainda o curioso efeito de aumentar a  capacidade de ação de outras cores, quando é aplicado simultaneamente a  essas cores. Nesses casos, a técnica de aplicação da cor preta é  simplesmente a permanência da pessoa num aposento escuro e totalmente  sem luz. 
 Contra-indicacoes:  O preto é contra-indicado, mesmo nas roupas, em caso de tristeza  excessiva, depressão, melancolia, medo, senilidade e paranóia. Por isso,  jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente  querido — o amarelo seria bem mais indicado. A tradição do uso do preto  como a cor do luto era comum entre sacerdotes somente durante cerimônias  fúnebres.
Características: O marrom representa a constância, a necessidade de segurança, a  dependência, a disciplina e a uniformidade, induzindo ainda à observação  de regras. Como o marrom é uma espécie de vermelho escurecido, ele  possui a vitalidade e a força impulsiva do vermelho, só que de forma  atenuada pelo preto neutralizador. Assim, o marrom é uma cor que  transmite uma vitalidade passiva. É uma cor indiferente, comumente  preferida por religiosos e andarilhos. Por isso é que se diz que o  marrom realça a importância das raízes, do lar e do agrupamento social.
Indicações: Nos casos de inconstância, indisciplina, neurastenia, psicose maníaco-depressiva, atritos familiares, rebeldia infantil.
Contra-indicações : Auto-disciplina excessiva, apego familiar exagerado, dependência afetiva, dependência psicológica à família ou ao grupo, ascetismo e isolamento.
Características Trata-se de uma cor inteiramente neutra e insenta de qualquer capacidade de influenciar o ser humano, já que é o equilíbrio entre o preto e o branco, ou exatamente o meio do espectro cromático. O cinza não emite estímulo psicológico e, em qualquer tonalidade que se apresente, não produz nem tensão nem relaxamento: é completamente neutro. Transmite, assim, essa mesma neutralidade que dá a sensação de equilíbrio e estabilidade. As pessoas que têm atracão pela cinza sentem necessidade de buscar o equilíbrio, a redução de conflitos psicológicos e pode estar carente de energia vital. O cinza é também preferido por aqueles que procuram isolar-se do mundo ou não se identificam com os padrões e valores mundanos.
Efeitos orgânicos: O cinza não exerce influência sobre os órgãos e as funções orgânicas ou metabólicas.
Indicações : O cinza é indicado quando se deseja reduzir alguma tendência psicológica ou emocional. Ele ajuda a melhorar os defeitos do caráter através da auto-análise e do auto-conhecimento. O cinza melhora também o temperamento irascível.
Contra-indicações: Nos casos de distanciamento da realidade, nas esquizofrenias, no autismo, em casos de memória fraca e desorientação no tempo e no espaço.
Indicações: Manias, ideias fixas, preocupação excessiva, fixação em aspectos materiais da vida como lucros, acúmulos de bens, etc., estafa mental, excesso de senso de responsabilidade, fraqueza com pressão baixa, úlceras gástrica e duodenal, choro excessivo e constante, falta de confiança no futuro, diarreias nervosas, colites nervosas, doenças psicossomáticas em geral.
Contra-indicações: Imaturidade, infantilidade, doenças mentais, oligofrenia (demência), síndrome de Down, crianças com distúrbios da fala, mau desenvolvimento psicomotor, impuberdade psíquica, sugestionabilidade, pressão alta, atraso menstrual, falta de memória, baixa capacidade de concentração e de cálculo.

 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 




 
 
 


 
 Mensagens
Mensagens
 
 
 
 
 
0 comentários:
Enviar um comentário