THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Hipotiroidismo: doença comum pouco diagnosticada





Fraqueza, alteração menstrual, falta de memória, desânimo, alteração do humor, irritabilidade, distúrbio do sono, prisão de ventre, queda de cabelo, cansaço, ganho de peso em mulheres acima de 40 anos: Menopausa? Depressão? Velhice? Talvez possa ser um desses diagnósticos, mas o mais provável é que se trate de mau funcionamento de tiróide, denominado de hipotireoidismo. Essa é uma doença comum que afeta 1 em 10 mulheres acima dos 40 anos, dobrando esses valor após os 60 anos. Por ser mais comum em mulheres, por vezes é o ginecologista quem faz seu diagnóstico, acreditando-se que 1 em cada 5 queixas de menopausa de fato é secundária ao hipotireoidismo e não ao climatério.
Tireóide - tiróide ou tireóide, ambos os termos são corretos - é uma glândula que localiza-se na base anterior do pescoço, abaixo do pomo de Adão (gogó), em forma de borboleta de asas abertas, que se move à deglutição. É pequena, atingindo em média 20g, mas poderosa em sua ação, pois afeta todas as células, aumentando seu metabolismo, tornando suas funções mais rápidas. Produz dois hormônios denominados de T3 e T4, pois contém respectivamente três e quatro moléculas de iodo em sua composição.
Quadro clínico - quando a tireóide diminui a produção de T3 e T4, as células do corpo progressivamente vão lentificando suas funções, e a mulher vai apresentando raciocínio lento, falta de memória, desânimo, preguiça excessiva, irritabilidade, lentidão de movimentos, prisão de ventre, alteração menstrual com fluxo aumentado e perda sangüínea por maior tempo, alteração do metabolismo dependente de proteinas com conseqüente queda de cabelos, unhas quebradiças e a pele seca e fina (pergaminácea ou tipo pergaminho), bradicardia (batimentos lentos do coração), respiração lenta, com infiltração de uma substância chamada de mucopolissacáride em todos os tecidos (denominada mixedema), induzindo ganho de peso e arritmias, falta de ar e inchaço de pernas.
Papo - O hipotireoidismo provoca aumento da glândula tireóide, aparecendo no pescoço um bócio, denominado de papo. Essa doença por vezes evolui muito lentamente, dificultando o seu diagnóstico, pois as alterações só serão evidentes depois de anos.
Quando não diagnosticado, o hipotireoidismo pode levar até ao coma, denominado coma mixedematoso, pela total lentidão generalizada do metabolismo celular.
Causas mais comuns de hipotireoidismo: inflamação da tireóide (tireoidite) por produção de anticorpos contra a glândula, chamada Tireoidite de Hashimoto, cirurgias com retirada parcial ou total da tireóide, uso inadequado de iodo (falta de iodo ou excesso em medicamentos como ancoron®, que é antiarrítmico) ou uso de iodo radioativo terapêutico.
Tratamento - é simples e eficaz: repõe-se oralmente, através de comprimidos diários, a quantidade de hormônio faltante, que deve ser tomado em jejum para sua maior absorção – assim, a doença não deve interferir com a qualidade de vida. A dose necessária é muito pontual, sendo controlada através da determinação dos hormônios no sangue circulante principalmente do TSH (hormônio estimulante da tireóide).

Profa. dra. Maria Lúcia Bueno Garcia
Médica assistente doutora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

0 comentários:



Mensagens populares

About Me

A minha foto
ANALUZ
Infinitamente sonhadora... O meu maior sonho: - encontrar o sentido da VIDA
Ver o meu perfil completo
Visitors
Locations of Site Visitors