THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sábado, 14 de janeiro de 2012

Narcolepsia




A Narcolepsia é um distúrbio crônico caracterizado por ataques súbitos, inevitáveis, incontroláveis e inadequados de sono.
É uma condição genética na qual a orexina (ou hipocretina, um neurotransmissor estimulante) não é produzida em quantidade suficiente pelas células de um pequeno núcleo do hipotálamo.
Existe maior incidência em algumas famílias. Isso não quer dizer que todos os narcolépticos terão filhos narcolépticos.
Sintomas:
  • Sonolência Excessiva Diurna (que não é uma doença, é a manifestação de algum problema) mesmo tendo dormido bem na noite anterior. O paciente simplesmente adormece, não importa se conversando, trabalhando, dirigindo, etc. Os ataques são repentinos e repetidos durante o dia. A SED ocorre em praticamente todos os casos de Narcolepsia.
  • Cataplexia (em 60 a 90% dos casos). Significa uma perda súbita de força muscular. Pode afetar pequenos grupos de músculos (joelhos, faciais, pescoço, fala) até o corpo todo, provocando queda. São geralmente desencadeados por situações emocionais, por exemplo risada, surpresa, euforia, tristeza, constrangimento, orgasmo. Geralmente o paciente tem consciência que do que está acontecendo, embora não consiga falar nem se movimentar. A Cataplexia pode surgir dos 15 aos 30 anos e costuma provocar pelo menos um ataque por dia.
  • Alucinações hipnagógicas (ao adormecer) e hipnopômpicas (ao despertar) são muito vívidas. Podem ser muito assustadoras porque a pessoa sabe que está acordada mas está sonhando como se estivesse dormindo.
  • Paralisia do sono. É uma incapacidade total de se mover e falar pouco antes de adormecer e mais freqüentemente ao despertar. A pessoa só consegue mexer os olhos. É aterradora porque pode vir acompanhada das alucinações. Dura de segundos a minutos.
OBS.: a Paralisia do Sono e as Alucinações Hipnagógicas e Hipnopômpicas podem acontecer sem Narcolepsia. O tratamento costuma ser simples e rápido.
Tratamento da Narcolepsia:
  • Melhorar a higiene do sono
  • Adaptar ambiente profissional, doméstico etc. de modo que em caso de queda não ocorram ferimentos
  • Os medicamentos chamados de Estimulantes costumam trazer melhora bem rápida.

0 comentários:



Mensagens populares

About Me

A minha foto
ANALUZ
Infinitamente sonhadora... O meu maior sonho: - encontrar o sentido da VIDA
Ver o meu perfil completo
Visitors
Locations of Site Visitors