THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MEDO DE DIRIGIR


 
 
 
Você se lembra do seu pavor ao manipular o microondas nas primeiras vezes?
 
Morria de medo que algo desse errado!!!
 
E quando você começou a usar a usar o controle remoto de um determinado aparelho?
 
Que dificuldade!!!!!!!!!!!
 
Dirigir um carro é uma habilidade que se aprende!

 
 
Ao iniciarmos este aprendizado, é comum sentirmos medo justamente por não sabermos como conduzir o veículo. Então, as aulas práticas ajudarão a superar este medo comum a tudo o que é novo.
 
 
Mas há pessoas que, mesmo fazendo aulas e mais aulas na auto escola, treinando com parentes e amigos, ouvindo de todos eles que elas sabem dirigir, não conseguem superar o seu medo e sofrem muito toda vez que "precisam pegar o carro para dirigir".
 
 
E é aí que começam as desculpas e mais desculpas para evitar de pegar o carro para dirigir, afinal, temos a tendência a fugir do sofrimento e só de pensar em dirigir surgem aqueles sintomas como taquicardia, falta de ar, suores, tremores...
 
 
Para estas pessoas fazer aula prática não vai adiantar nada!!!
 
Elas precisam de um acompanhamento psicológico para superar o seu medo, que está relacionado ao seu perfil de personalidade: não admitem errar, tem tendências perfeccionistas, preocupam-se demais com o comentário das outras pessoas, não gostam de atrapalhar, não se concentram no que fazem, são ansiosas, etc...
 
 
Portanto, se este é o seu caso, procure um(a) psicólogo(a) de sua confiança para superar este medo e assim você vai se sentir seguro para treinar sozinho(a) no seu carro sem medo e tornar-se um(a) bom (boa) motorista como todas as outras pessoas!
 
 
Leia agora mais sobre o medo de dirigir relacionado ao perfil de personalidade!
 
 


O MEDO DE DIRIGIR
A cada dia que passa, dirigir um veículo é uma necessidade cada vez maior nas grandes cidades em geral.

A cada dia, mais pessoas tornam-se habilitadas a conduzir veículos, mas uma boa parcela delas, apesar de habilitadas, não consegue superar o medo de dirigir e continua a andar à pé.

O que faz uma pessoa ter medo a ponto de não conseguir dirigir?


Por que certas pessoas, apesar de até terem dirigido durante um certo tempo após a habilitação, de repente "resolvem" não mais dirigir?

Que medo é esse?

Observe alguns relatos de clientes: 

·         Medo de parar o carro na rampa, ele recuar e bater no carro que está atrás
·         Medo do carro morrer.
·         Achar que não será capaz de manobrar e estacionar o carro corretamente.
·         Medo de trocar de pista.
  • Medo de bater o próprio carro ou de causar um grave acidente.
  • Medo do comportamento imprevisto de outros motoristas ( os "imprudentes" e "apressadinhos").
  • Medo de não saber como agir se algo der errado.
  • Medo do que vão dizer as outras pessoas: "barbeiro", "tirou carta por telefone", etc...
Existe, ainda, um grupo pequeno de pessoas que desenvolveram o medo após envolverem-se em acidentes de trânsito (onde a maioria delas foi vítima).


Essas pessoas tem um elevado grau de ansiedade só de pensar em sair com o carro: taquicardia, suores, tremores, falta de ar, enjôos, boca seca, incapacidade de pensar corretamente, alto grau de insegurança.


Todas são pessoas responsáveis, organizadas, preocupadas com os outros e com sua segurança, tem uma auto-exigência muito elevada (são perfeccionistas: querem fazer tudo certo, nos mínimos detalhes, nunca podem errar!), mas possuem uma imagem distorcida de si mesmas e de seu potencial, sentem-se inseguras e incapazes de dirigir, apesar de já terem realizado, em suas vidas, tarefas muito mais difíceis e complexas.


Observo que a maioria delas tem esse medo há muitos anos e que nada fazem para superá-lo (apenas uma infinidade de aulas na auto-escola :muitas vezes, isto só serve para aumentar o medo).

Elas acabam acomodando-se à situação de não dirigir e inventam uma série de desculpas e explicações só para os outros :"é muito melhor ser passageiro que motorista, assim eu não me canso e aprecio melhor a paisagem", "não preciso me preocupar em estacionar o carro", "como passageiro eu não fico estressado com o trânsito", etc...


O problema é que, dentro de si mesmas, estas pessoas continuam a questionar-se: por que todos conseguem dirigir e eu não? O que eu tenho de errado? E, então, começam a se menosprezar, sentem-se diminuídas, inseguras e perdem a confiança em si mesmas. E a auto-estima vai diminuindo mais a cada dia!


Após anos de sofrimento, elas chegam ao consultório desconfiadas, assustadas, com baixa auto-estima, incapazes de acreditar que existem meios para superar este medo. Elas sempre perguntam: "Você tem certeza de que eu vou conseguir dirigir? Acho que meu caso não tem solução!"


 
Não adianta apenas saber lidar com os controles do carro (treinar na auto-escola), é preciso sentir-se seguro para enfrentar os imprevistos do trânsito e as críticas e comentários dos outros!
 
ATENÇÃO!!!
Saiba que é possível acabar com o medo de dirigir e que toda pessoa é capaz de perdê-lo através de um acompanhamento profissional adequado !


Ninguém melhor do que um(a) psicólogo(a) para auxiliar a desbloquear esse medo e colaborar para o aumento da auto-estima, confiança e segurança !!!!


Dra Olga Tessari

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa parece que você me descreveu!!! Procurando um psicólogo urgente... Gratidão me ajudou muito mesmo essa leitura

Unknown disse...

Presíso.de uma psicóloga.na minha cidade não tem uma profissional pra este caso



Mensagens populares

About Me

A minha foto
ANALUZ
Infinitamente sonhadora... O meu maior sonho: - encontrar o sentido da VIDA
Ver o meu perfil completo
Visitors
Locations of Site Visitors