THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CURA ESPONTÂNEA



Denominamos “Cura” aos processos que se estabelecem quando há intenção de fazer voltar o Estado de Equilíbrio Energético, ao equilíbrio das reações químicas internas, à homeostasia e ao bom funcionamento de todos os órgãos. É o resultado final quando todo processo de equilíbrio é bem sucedido.
A “cura” pode ser expontânea, quando o organismo reage às condições adversas, ou quando há mudança de posicionamento de consciência e conseqüentemente de atitudes por conta própria (permissão). A cura expontânea pode ser total ou parcial. Total se a mudança interna foi radical, havendo uma CONVERSÃO, ou, uma mudança de padrões e valores PSICOLÓGICOS. É parcial se a pessoa por teimosia ou ignorância faz voltar às condições de tensão e desequilíbrio anteriores.
Quando a pessoa não consegue voltar ao estado de equilíbrio por si só e necessita de ajuda, poderá solicitar a mesma (dando PERMISSÃO), desde que acredite que alguém que participe de um Processo de Cura com a intenção de ajudar, possa fazer a pessoa doente voltar a experimentar um estado de saúde. A cura é uma evolução positiva do psiquismo e depende da mudança de valores e padrões internos que, muitas vezes está associada à idéia de evolução espiritual.
Essa pessoa que ajuda pode ser denominada de “Curador”, mas ninguém cura ninguém. Apenas ajudamos a que o outro se cure. Jesus o Cristo (do grego, Cristos = O Iluminado), curador por excelência, sempre afirmou: “a tua fé te curou, a tua fé te salvou”, afirmando assim que, o sucesso depende mais da disposição de PERMITIR SER CURADO de quem necessita de ajuda, do que do curador como um doador de energia com amor fraternal. É essencial que a pessoa que adoeceu seja física e mentalmente aberta e receptiva ao processo de cura.
Toda pessoa é um ser integrado por um físico com uma consciência que manifesta maior, ou, menor grau de percepção e de inteligência. Uma pessoa pode se relacionar com o meio ambiente tendo percepções e reagindo de modo objetivo e de modo subjetivo. A percepção depende do grau de compreensão e este da perspectiva usada para compreender.
Um dos tipos de reação poderá ser apenas no nível subjetivo (só imaginando) e retendo a energia nos centros nervosos o que é um foco de neuroses como ocorre nos adultos tímidos que, tendo reação objetiva fraca, “engolem o sapo” e adoecem por produção continuada de corticóides e de adrenalina com tendência à câncer.
Quando o adulto é amadurecido e equilibrado, tem a oportunidade de escolher um tipo de reação, como expressar objetivamente o que pensa de modo inteligente e controlado, liberando assim as tensões. As circunstâncias muitas vezes podem impedir essa expressão da verdade de modo autêntico; é quando deve haver maior cuidado na maneira como se expressa uma reação, pois a ação é mais importante para provocar o stress do que aquilo que verdadeiramente se pensa. Diante da Ignorância, calar é ser hábil e prudente sem deixar de ser justo e honesto.
Quanto mais infantil for uma pessoa, devido a fixações neuróticas na fase de infância e na adolescência, mais rápida é a reação com que manifesta desagrado, podendo ser por uma explosão em palavras, em gestos e em atitudes inadequados aos diferentes momentos.
Ações e reações sempre geram um “stress” que pode ser positivo (eutress), ou, negativo (distress). A criança aprende a agir e a reagir na medida em que adquire a noção de espaço e sente a noção de “domínio” e, os seus limites em relação ao mesmo. A criança está sempre tentando expandir esses limites e com isso aprende a sentir e a produzir emoções na medida em que interage com as pessoas de seu ambiente. Aprende a pensar de modo dedutivo e depois indutivamente, desenvolvendo o raciocínio que deve ser progressivamente mais lógico a partir dos sete anos de idade.
Acreditamos que o adulto normal desenvolvendo essas etapas, tem a noção de tempo e de causalidade, reagindo às condições do ambiente e escolhendo, na medida da maturidade, o modo mais adequado de como agir, como sentir e o que pensar, pois o adulto acaba aprendendo que apenas pensar é mais prudente do que simplesmente reagir, ou, pior se reagir sem pensar. Todo adulto maduro convive bem com as suas incertezas.
Adultos imaturos não convivem com incertezas e vivem de fantasias e de imaginação sem muito bom senso. Para o cérebro que funciona como máquina conduzida pela consciência, a realidade é o que a pessoa pensa e imagina, de modo que os pensamentos e a imaginação inadequados produzem reações fisiológicas internas inadequadas.
Estamos sempre escolhendo e fazendo opções. Se escolhermos, agir ou reagir de maneira adequada às circunstâncias há equilíbrio. Se fizermos opções que gerem tensões na consciência à simples imaginação das conseqüências, ou ainda, tomarmos consciência dos resultados de nossas ações e reações inadequadas, as tensões na consciência provocam um desequilíbrio energético e este abala a integridade do físico, surgindo um ou mais dos sintomas.
Portanto, resumindo, o estado natural é um equilíbrio energético. A saúde é conseqüência do equilíbrio e a cura é voltar ao estado de equilíbrio, tendo como objetivo a integridade da consciência que, tem como conseqüência a integridade mental e física. A integridade mental e a física dependem de uma consciência em paz. Dependem de honestidade, de veracidade de atitudes, gestos, palavras e ações. Dependem da harmonia que há entre o nível consciente e subconsciente da Consciência, o que é normal quando não há hipocrisia. Todo hipócrita é um doente.
Levando em conta que, uma pessoa é um ser integrado por um físico e por uma consciência e que a consciência se manifesta através do cérebro com maior ou menor inteligência, um estado alterado de consciência pode influir energeticamente nas reações químicas que determinam o estado físico. Podemos considerar que haja um grande número de motivos e de tipos de tensões de ordem física, emocional, intelectual e espiritual para gerar doenças e, a serem modificados para a cura.
Em função disso há possibilidade de que haja mais do que um tipo de desconforto, de doença e de enfermidade quanto as suas origens e que, também haja um bom número de diferentes curadores, cada qual adequado a uma ou mais circunstâncias. Consideremos que:- “A EFICÁCIA É A MEDIDA DA VERDADE” e que, “EXISTE SEMPRE OUTRA MANEIRA DE SE FAZER ALGUMA COISA”. Também é verdade que, “É PRECISO SER FLEXIVEL”, isto é, as pessoas rígidas dentro de uma linha de crença e de conduta, deixam de aprender as outras possibilidades. Às vezes mostram profundos conhecimentos teóricos e filosóficos, mas impede a ação de quem pense diferente e, o que é mais lamentável, não mostra ação criativa com resultado eficiente na prática.
Alberto Barbosa Pinto Dias, Bacharel, Licenciado, Especialista, USP - 1955

0 comentários:



Mensagens populares

About Me

A minha foto
ANALUZ
Infinitamente sonhadora... O meu maior sonho: - encontrar o sentido da VIDA
Ver o meu perfil completo
Visitors
Locations of Site Visitors