THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fobia Social

 
 
Fobia Social

A fobia social, apesar de freqüente, muitas vezes não é vista como um problema, sendo confundida com timidez. Atualmente, 3 a 13% da população pode apresentar este transtorno, sendo comum seu aparecimento na adolescência e afetando igualmente ambos os sexos.

O transtorno caracteriza-se por um medo acentuado e persistente de situações sociais ou uma situação social e de desempenho, nas quais o indivíduo sente intenso constrangimento.
A situação social provoca sintomas de ansiedade podendo desencadear ataques de pânico. A mesma é vivenciada com intenso desconforto ou evitada, interferindo significativamente na rotina diária e no funcionamento ocupacional e social do indivíduo.
Os portadores de fobia social, têm uma preocupação extrema com a avaliação dos outros, temendo que os avaliem como estranhos, estúpidos e inadequados. Além do medo de falar em público pode existir um temor de comer, beber ou escrever, conversar com figuras de autoridade, iniciar ou manter uma conversa de qualquer espécie (paquera ou um simples bate papo) e ser observado por outros.
É importante perceber como o medo é exagerado e desproporcional, podendo se apresentar em uma única ou quaisquer situações sociais, também é muito importante avaliarmos o contexto social e a cultura em que o indivíduo está inserido para classificarmos como um transtorno.
A causa não é conhecida, mas estudos apontam para uma somatória de fatores genéticos e ambientais.
O tratamento é realizado com medicação e psicoterapia cognitivo-comportamental, onde a medicação ajudará na diminuição da ansiedade e a psicoterapia capacita o paciente a desenvolver habilidades sociais e como enfrentar as situações sociais, levando a modificação da avaliação das mesmas, tornando-as menos ameaçadoras e portanto diminuindo a ansiedade em situações semelhantes no futuro.
Observação: Qualquer diagnóstico deve ser realizado por um profissional de saúde especializado. Caso você tenha estes sintomas, de uma maneira freqüente, intensa e que prejudique o seu cotidiano, procure ajuda. Quanto antes iniciar o tratamento adequado, melhor será a evolução.

0 comentários:



Mensagens populares

About Me

A minha foto
ANALUZ
Infinitamente sonhadora... O meu maior sonho: - encontrar o sentido da VIDA
Ver o meu perfil completo
Visitors
Locations of Site Visitors