THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FITOTERAPIA




                                      FITOTERAPIA
É um método terapêutico que utiliza plantas medicinais no tratamento de indivíduos doentes, na manutenção e na preservação da saúde em indivíduos sãos. Sob vários aspectos se assemelha ao tratamento alopático, como: a  observação de presença de princípios ativos, ações farmacológicas definidas, doses preconizadas, efeitos adversos e até mesmo tóxicos descritos. A Fitoterapia se diferencia do tratamento alopático principalmente por tratar a pessoa doente e não propriamente a doença.
                  












A Fitoterapia aborda o indivíduo de forma holística, visando o equilíbrio em sua totalidade: corpo, alma e espírito, e não somente, a exclusão do sintoma. Proporciona não um mero alívio de sintomas, mas, através de um tratamento holístico, traz cura, saúde e qualidade de vida.
O tratamento é feito através de uma abordagem sistemática, interrogando todo o aparelho do doente, como: o sono, o apetite, dentre outros. Segue a prescrição e orientação quanto aos hábitos de vida saudáveis que necessitam, ou não, serem alterados.
 

Apesar de enfocar o doente, a fitoterapia não prescinde  de uma consulta médica tradicional, com interrogatório sintomático, exame físico e exames complementares, se necessário, para tratar o paciente com segurança.

O aspecto emocional tem grande valor na abordagem terapêutica fitoterápica, principalmente na Medicina Ayurveda, pois o paciente é visto com suas peculiaridades e por inteiro. Uma mesma enfermidade pode manifestar-se diferentemente nos indivíduos, pois cada um tem sua constituição física e emocional próprias.

0 comentários:



Mensagens populares

About Me

A minha foto
ANALUZ
Infinitamente sonhadora... O meu maior sonho: - encontrar o sentido da VIDA
Ver o meu perfil completo
Visitors
Locations of Site Visitors