THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Baixos níveis de Vitamina D e a depressão


A falta de vitaminas e a DEPRESSÃO

Cientistas do mundo inteiro já provaram que ingredientes tais como o Zinco, o Ómega-3, o Folato ou o Chá-Verde podem reduzir sintomas de depressão. Com efeito, segundo um estudo recente efectuado em Itália e nos EUA, a falta de Vitamina D (a “vitamina do sol”) pode aumentar o risco de depressão.
O estudo incluiu 531 mulheres e 423 homens, por volta dos 65 anos, cujos sintomas depressivos foram monitorizados durante 6 anos. Os resultados mostraram que mulheres com níveis sanguíneos de Vitamina D abaixo de 50nmol/litro apresentavam mais sintomas depressivos do que as mulheres com valores mais altos. Nos homens, observaram-se resultados semelhantes, apesar da relação não ser tão forte.
“Esta descoberta sugere que a hipovitaminose D é um factor de risco para o desenvolvimento de sintomas depressivos em pessoas idosas”, afirmam os investigadores. A depressão nos idosos é muito comum e agrava o risco de mortalidade podendo levar a um aumento de doenças ou problemas de saúde já existentes.
A Vitamina D parece afectar proteínas no cérebro que estão directamente envolvidas no processo de aprendizagem, memória, controlo motor e comportamentos maternais e sociais.
E porque o sol não brilha todos os dias, é fundamental fornecermos diariamente os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo, seja através de alimentos, seja através de suplementos alimentares.

Milaneschi Y, “Serum 25-Hydroxyvitamin D and Depressive Symptoms in Older Women and Men”, Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, 2010

0 comentários:



Mensagens populares

About Me

A minha foto
ANALUZ
Infinitamente sonhadora... O meu maior sonho: - encontrar o sentido da VIDA
Ver o meu perfil completo
Visitors
Locations of Site Visitors